Melhores opções de tratamento para varizes

Mulher passando creme nas pernas com veias saudáveis após o tratamento de varizes.

Conhecer as opções de tratamento para varizes é algo importante para a população. Isso porque mais de 30% dos brasileiros sofre com varizes, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem causar desconforto e prejudicar a qualidade de vida das pessoas, além de gerar outros riscos à saúde.

Mas qual o melhor tratamento para varizes? Essa é uma dúvida comum, especialmente diante das várias opções disponíveis.

Para trazer informação sobre esse tema tão necessário, neste artigo elencamos os tratamentos para varizes mais eficazes e minimamente invasivos, bem como falaremos sobre o diagnóstico e como é feita a escolha do tratamento mais adequado.

Continue lendo e confira.

Principais opções de tratamento para varizes

O tratamento para varizes pode ser realizado por meio de diferentes técnicas não invasivas com as quais o Dr. Gustavo Marcatto trabalha sendo especialista e referência internacional.

O objetivo das técnicas não invasivas é solucionar o problema dos pacientes que sofrem com varizes, mas sem causar dor e sofrimento desnecessários com o procedimento, bem como evitando longos períodos de recuperação, cortes extensos e cicatrizes.

Veja, a seguir, as principais técnicas que podem ser empregadas no tratamento para varizes:

1. Técnica de CLaCS

A técnica de CLaCS é um procedimento minimamente invasivo que se inicia com a aplicação de um laser transdérmico na região que precisa de tratamento. O disparo do laser gera uma reação nas paredes das veias varicosas, fazendo com que elas se contraiam e desapareçam.

Para potencializar o efeito, o Dr. Gustavo Marcatto aplica, logo após o laser, glicose hipertônica diretamente nas veias tratadas.

Para guiar todo o procedimento e garantir máxima visibilidade para o profissional, a técnica é auxiliada por equipamento de realidade aumentada.

Por fim, a região tratada recebe um jato de ar extremamente frio (cerca de -20ºC) que elimina a necessidade de anestesia e promove conforto para o paciente.

2. Uso de laser endovenoso

O tratamento com laser endovenoso, também conhecido como ablação endovenosa a laser, é outra técnica minimamente invasiva. O laser emite uma pulsação de luz que atua no interior das veias e promove o fechamento das varizes.

Uma das vantagens dessa técnica é promover um tratamento direcionado apenas às veias varicosas, preservando mais os tecidos ao redor.

O procedimento é realizado pelo Dr. Gustavo Marcatto em centro cirúrgico, mas é feito sem cortes e apenas com anestesia local.

3. Uso de espuma

A escleroterapia com espuma é uma técnica eficaz para o tratamento de varizes de pequeno calibre, também conhecidas como vasinhos.

Neste procedimento, uma solução esclerosante na forma de espuma densa é inserida diretamente nas veias varicosas, causando o colapso e o fechamento permanente das veias afetadas, que são gradualmente absorvidas pelo corpo.

Essa técnica é realizada em consultório devidamente equipado e preparado para o procedimento, sem necessidade de anestesia.

Em todos os tratamentos citados, o paciente volta andando para casa e não precisa ficar de repouso. Com isso, pode voltar às atividades de trabalho normalmente, apenas com algumas recomendações passadas pelo Dr. Gustavo, como evitar contato solar nas áreas tratadas e evitar ficar longas horas sentado ou em pé.

Além disso, esses procedimentos resolvem por completo o problema. Nas veias tratadas as varizes não voltam. Porém, podem surgir varizes em outras regiões que ainda não receberam tratamento, demandando novas avaliações e indicações dos tratamentos mais adequados.

Como funciona o diagnóstico de varizes?

O diagnóstico de varizes é um passo essencial para determinar qual o melhor tratamento. Inicialmente, o Dr. Gustavo Marcatto realiza uma avaliação clínica detalhada, que inclui a análise do histórico médico e exame físico para observar a presença de veias salientes, inchaço e alterações na coloração da pele.

Para complementar a avaliação, exames de imagem podem ser utilizados. O ultrassom Doppler é o mais comum e permite visualizar o fluxo sanguíneo nas veias. Nesse sentido, ele é um exame importante para identificar veias danificadas e medir a gravidade do refluxo venoso.

Como escolher o melhor tratamento para varizes?

Com a avaliação completa e o resultado de todos os exames necessários, o Dr. Gustavo realiza a análise do caso do paciente de forma individualizada e personalizada, definindo a melhor técnica de tratamento para varizes..

Não deixe que as varizes continuem impactando sua qualidade de vida. Agende uma consulta com o Dr. Gustavo Marcatto, especialista e referência internacional em técnicas não invasivas para tratamento de varizes, e descubra qual o melhor tratamento para o seu caso específico. Acesse nosso site e entre em contato.