Dr Gustavo Marcatto explica como funciona o tratamento de varizes e vasinhos com Espuma

Sobre a espuma para o tratamento de varizes

O tratamento de varizes com espuma, conhecido como escleroterapia com espuma densa, é uma técnica minimamente invasiva utilizada para tratar varizes de diferentes calibres. O procedimento envolve a aplicação de uma substância esclerosante, em forma de espuma, diretamente dentro da veia afetada. É considerado um tratamento seguro e pode ser realizado de forma ambulatorial, em clínica, sem a necessidade de internação hospitalar.

Agende sua consulta

Dr Gustavo Marcatto

Dr. Gustavo Marcatto

Buscando o bem-estar de seus pacientes, o Dr. Gustavo Marcatto realiza tratamentos não cirúrgicos que dispensam repouso, em pacientes de diversas nacionalidades. CRM/SP 157.505 – RQE 126165 – Médico Cirurgião Geral

Agende sua consulta

Dr Gustavo Marcatto explica as principais dúvidas sobre o tratamento com espuma

A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.

A eliminação das varizes e pequenos vasinhos com espuma é praticamente definitiva porque o vaso tratado não voltará a apresentar variz. Mas é importante lembrar que outras varizes podem surgir porque este também tem uma característica hereditária.

Após saber como é feito o tratamento de varizes com espuma, uma dúvida que costuma surgir é se ele é indicado para todas as pessoas.

Nesse sentido, essa técnica é indicada principalmente para pacientes que possuem varizes calibrosas, além de úlcera na perna e hipertensão venosa.

Para quem possui um risco maior na realização de cirurgias tradicionais de varizes, esse é um procedimento que também pode ser indicado.

Porém, a indicação precisa somente por ser feita após uma avaliação médica. 

Com o procedimento concluído, é preciso fazer um acompanhamento semestral, anual ou conforme a indicação médica, para verificar o eventual surgimento de outras veias que também precisam de tratamento.

Essa técnica funciona para todos os tipos de varizes?

O tratamento de varizes com espuma não é uma técnica indicada para todos os tipos de varizes. Porém, muitos tipos podem, sim, ser tratados por meio dela.

Microvasos ou varizes maiores de 6mm, normalmente costumam ser tratadas com outros métodos pelo cirurgião vascular.

Sendo assim, reforçamos a importância da consulta médica para a avaliação. 

O tratamento de varizes com espuma é feito em algumas sessões, sendo que a quantidade de aplicações dependerá de alguns fatores, como o tamanho e a quantidade das varizes.

Além disso, na avaliação inicial, o médico utiliza um exame chamado doppler vascular para elaborar o plano de tratamento do paciente. Assim, o resultado desse exame também ajudará a definir quantas sessões serão necessárias.

Em geral, é comum que o tratamento seja concluído em 3 ou 4 sessões, que podem ter intervalos de 7 a 15 dias.

Como fazer tratamento de varizes com espuma é algo pouco invasivo, sendo realizado diretamente no consultório médico, o paciente já pode ir andando para casa no mesmo dia.

No entanto, alguns cuidados são necessários, como o uso de meias de compressão, necessárias para prevenir manchas, edemas e dor no local manipulado.

Também é importante hidratar a pele, ingerir muito líquido para manter o organismo hidratado na recuperação, e não expor a região tratada à luz do sol.