Varizes no pé: sintomas, causas e tratamentos

Mulher sentada em uma escada com a mão perto do pé procurando varizes no pé.

Você já sentiu dores ou notou veias inchadas e torcidas em seus pés? Isso pode ser sinal de varizes no pé, uma condição que afeta mais mulheres do que homens e que pode ser muita incômoda e impactar sua qualidade de vida.

Entender as causas das varizes, conhecer as formas de prevenção e os tratamento mais eficazes, são pontos importantes para quem já possui essa condição e para aqueles que desejam evitá-la.

Continue lendo para descobrir como você pode cuidar melhor dos seus pés e evitar complicações associadas a este problema!

O que são varizes no pé?

As varizes no pé são veias dilatadas e tortuosas que podem aparecer nessa região do corpo, assim como em outras áreas.

Essas veias varicosas surgem quando as válvulas dentro delas não funcionam corretamente, dificultando o retorno do sangue para o coração. Como resultado, o sangue se acumula nas veias, causando inchaço e desconforto.

Principais causas das varizes no pé

Várias causas contribuem para o desenvolvimento das varizes no pé. Entre os fatores mais importantes estão a genética, a idade e o estilo de vida.

1. Contribuição genética

A genética desempenha um papel importante para o desenvolvimento dessa condição. Se seus pais ou avós tinham varizes, por exemplo, há maiores chances de você também ter.

2. Idade

A idade é outro fator a ser considerado. Com o passar do tempo, as veias perdem elasticidade, o que contribui para o acúmulo de sangue e, consequentemente, para a formação das varizes.

Porém, isso não significa que pessoas mais jovens não podem ter varizes. Apesar das chances serem maiores a partir dos 50 anos, principalmente em mulheres, pessoas com menos idade também podem desenvolver varizes.

3. Estilo de vida

O estilo de vida é outro fator que influencia muito. Passar longos períodos em pé ou sentado dificulta a circulação sanguínea.

Além disso, falta de exercício físico e excesso de peso aumentam a pressão nas veias dos pés, contribuindo para o aparecimento das varizes.

4. Atividades intensas

Determinadas atividades de maior impacto e alguns traumas físicos também podem desencadear o surgimento de varizes nos pés.

Varizes no pé: sintomas

Os primeiros sintomas incluem inchaço e sensação de peso nas pernas e nos pés, especialmente ao final do dia. É comum, ainda, sentir dor ou queimação na região afetada. Esses sinais podem piorar após longos períodos em pé ou sentado.

Apesar de existirem varizes que não são perceptíveis a olho nu, um sintoma frequente é o aparecimento de veias azuladas ou arroxeadas que são visíveis sob a pele. Essas veias podem se tornar mais proeminentes e dolorosas com o tempo.

Inclusive, em casos mais graves pode ocorrer coceira, mudanças na cor da pele ao redor das veias afetadas e o surgimento de úlceras.

Como prevenir o surgimento de varizes nos pés?

A prevenção é sempre melhor do que precisar tratar uma condição de saúde, seja ela qual for. Dentro disso, adotar uma rotina regular de exercícios físicos é um bom passo para evitar as varizes nos pés, pois contribui para a circulação sanguínea.

Além disso, evitar ficar muito tempo parado na mesma posição é algo importante. Ou seja, durante o dia, alterne entre sentar e levantar.

Manter um peso equilibrado para a sua altura também é uma forma de prevenir varizes no pé, junto com uma dieta equilibrada, rica em fibras.

Por fim, fazer consultas periódicas com médicos especialistas é mais uma forma de prevenção, pois permite que você tenha conhecimento de como estão suas artérias e veias, possibilitando mudanças de hábitos antes mesmo de algum problema maior surgir, caso seja necessário.

Tratamentos para varizes nos pés

Para quem já sofre com varizes no pé, existem diversos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar a aparência da pele, eliminando por completo o problema.

Muitos deles são não invasivos, não precisam de cirurgia e nem de longos períodos de recuperação, sendo praticamente indolores, como os que usam as técnicas de endolaser, espuma e CLaCS.

1. Tratamento com endolaser

A técnica de endolaser, ou tratamento de varizes com laser endovenoso, é indicada até mesmo para as veias varicosas de maior calibre, inclusive a safena.

Sem cortes, o tratamento é feito com aplicação do laser diretamente no interior da veia através de uma pequena incisão, e é utilizado o ultrassom para que o médico tenha mais precisão e atue em cada veia que precisa de tratamento.

Com isso, a veia é fechada e não volta a apresentar problemas de varizes no mesmo local. Ou seja, soluciona 100% do problema.

2. Tratamento com espuma

Outra opção é o tratamento de varizes e vasinhos com espuma. Nele, é aplicada na veia uma substância esclerosante em forma de espuma densa que promove o secamento da veia varicosa, eliminando a dor e o inchaço do local.

Assim como a técnica acima, o tratamento é feito em clínica, sem necessidade de internação, cortes ou repouso prolongado. Isto é, no mesmo dia o paciente sai caminhando da clínica.

3. Tratamento com CLaCS

Por fim, também existe a técnica CLaCS, que une a tecnologia de realidade aumentada para identificar a raiz das varizes, ao uso de escleroterapia e laser transdérmico disparado sobre a região afetada, sendo um tratamento que também dispensa repouso e internação, bem como não necessita de anestesia.

Portando, agora que você conhece as principais causas e fatores de riscos para o surgimento de varizes no pé, sintomas e tratamentos, poderá cuidar ainda mais da sua saúde.

Agende sua consulta com o Dr. Gustavo Marcatto para uma avaliação vascular e para a definição do tratamento mais adequado para o seu caso! Fale conosco através do site e se informe!

Confira também: Varicorragia